sábado, 13 de outubro de 2012

O Universo

 O UNIVERSO: A origem


Atualmente a teoria mais aceita pelos cientistas para explicar a origem do Universo é a do BIG-BANG (grande explosão).Segundo essa teoria há aproximadamente 14 ou 15 bilhões de anos havia uma única partícula extraordinariamente densa e quente. Essa partícula teria sofrido uma imensa explosão - o BIG-BANG- transformando-se numa enorme bola de gás, também quentíssima e densa. A bola de gás foi se expandindo, resfriando-se e fragmentando-se, dando origem ás galáxias. No interior das galáxias foram se formando as estrelas, os planetas e outros corpos celestes.

DEFINIÇÃO DE UNIVERSO
É o conjunto de tudo o que existe, desde as pequenas partículas existentes nos átomos até as imensas galáxias do espaço sideral.

Teorias sobre o Universo

Aristóteles considerava que o universo era uma esfera como a Terra, fixa ao centro, e as estrelas e os demais corpos celestes girando em torno do nosso planeta. A Terra seria portanto o centro do universo e essa é teoria do geocentrismo, que também foi defendida por Ptolomeu.

Aristarco de Samos: Contestou o sistema geocêntrico, afirmando que o sol seria o centro do universo. Mas não foi aceita pelos pensadores da época.
Mantendo assim durante séculos o pensamento de Aristóteles

Na idade moderna, um polonês chamado Nicolau Copérnico passou a defender o pensamento de Aristarco de Samos. Escreveu um livro “As revoluções dos corpos celestes” em que propôs o Sistema Heliocêntrico onde o Sol é o centro do universo.

Cerca de um século depois um sábio italiano chamado Galileu Galilei aperfeiçoou as ideias de Copérnico e descobriu várias coisas apontando para o seu com uma luneta construída por ele.Descobriu que:

  • Júpiter tinha satélites;
  • Que os planetas circundam o sol e ainda que eles brilham refletindo sua luz.

Outros cientistas que fizeram descobertas importantes sobre o surgimento do universo foram: Johannes Kepler, Willen de Sitter, Alexander Friedmann, Georges Lemaitre e George Gamow.

Agora vamos ver alguns conceitos,astros,galáxia que também fazem parte do universo:

Ano-luz: É a distância entre os astros,é a velocidade da luz medida no vácuo.1 raio de luz percorre  300 mil km em 1 segundo.(300 000 KM/S).Então em 1 ano esse raio atravessa cerca de 10 trilhões  de quilômetros.

Via-láctea,nossa galáxia: Galáxias são aglomerados de estrelas,nebulosas e outras matérias interestelares.O universo é composto de bilhões de galáxias.Temos as galáxias menores que possuem mais ou menos 100 mil estrelas,e as galáxias maiores que possuem centenas de bilhões de estrelas.
 A via-láctea é gigantesca.Possui 100 mil anos-luz de diâmetro e 150 bilhões de estrelas.A via-láctea é uma extensa faixa esbranquiçada.Seu nome significa caminho de leite.

Sol,a nossa estrela: Estrelas são corpos celestes que brilham com luz própria,são astros luminosos.As estrelas são muito quentes e são compostas por gases diversos.Têm dimensões,massa e temperatura variadas.

As estrelas azuis são muito quentes
As estrelas amarelas/laranjas tem temperatura média.
As estrelas vermelhas são menos quentes.

As estrelas emitem energia que é produzida pela fusão em seu núcleo central,principalmente dos átomos de hidrogênio.

A estrela mais próxima da Terra é o Sol,tem uma distância de 150 milhões de km do nosso planeta.O Sol possui temperatura e tamanho médios. A temperatura da superfície do Sol é de +/- 5500 ºC.

Os  planetas não tem luz própria.
Devemos lembrar que também que plutão não é mais planeta.

Os planetas do nosso sistema solar são:


  • Mercúrio
  • Vênus
  • Terra
  • Marte
  • Júpiter
  • Saturno
  • Urano
  • Netuno
Vamos falar agora do nosso planeta,a Terra.

O planeta Terra possui 2 movimentos,um de rotação e um de translação

Rotação: é o movimento da Terra em torno de seu próprio eixo,tem a duração de 24horas,e o movimento é anti-horário.


Translação: É o movimento da Terra em torno do Sol,tem a duração de 365 dias e 6 horas.
A cada ano sobram 6 horas,por isso que de 4 em 4 anos temos o ano bissexto com 366 dias,acrescentando o dia 29 de fevereiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário