sábado, 2 de março de 2013

Métodos Contraceptivos

Atualmente existem vários métodos contraceptivos,os principais são 8,listados abaixo:

Coito interrompido: É um dos métodos menos eficientes de contracepção,consiste na retirada do pênis de dentro da vagina segundos antes da ejaculação, para que não ocorra a deposição de sêmen.


  • A secreção liberada pelo sistema genital masculino durante “as preliminares” pode conter espermatozoides, que uma vez em contato com a vagina poderá resultar em gravidez; 
  • O homem pode não conseguir retirar o pênis de dentro da vagina no momento certo, o que pode ocasionar a ejaculação e provocar uma gravidez indesejada.
Tabelinha


A tabelinha é um método que leva em consideração o dia provável da ovulação (liberação do óvulo pelo ovário), ou seja, o período mais fértil da mulher. Nestes dias, as chances de engravidar são muito maiores. Se seu ciclo menstrual for regular - de uns 28 dias -, você deve evitar transar no período da ovulação, ou seja, no 14º dia após o primeiro dia de sangramento. Mesmo calculando esta data (14º dias antes do começo da próxima menstruação), ainda temos que levar em conta uma margem de segurança, ou seja, não transar cinco dias antes e cinco dias depois deste dia da provável ovulação, pois existe um grande risco de gravidez. Neste método nao existe proteção contra DSTs

Camisinha feminina e masculina:Consiste em envoltórios de látex,para isolar o pênis da vagina,evitando assim a transmissão de DST's e a concepção.

Diafragma: É uma pequena cúpula feita de látex ou silicone, que deve ser introduzido na vagina momentos antes da relação sexual. Ele se encaixará na entrada do útero, obstruindo-o. Essa obstrução evita que os espermatozóides encontrem o óvulo(ovócito secundário). É altamente recomendado que se utilize juntamente com uma pomada espermicida, para aumentar a eficácia(80%)


Dispositivo intra-uterino(DIU):É uma peça de plástico banhada de cobre, material que funciona como espermicida. O DIU é colocado dentro do útero pelo médico, durante o período menstrual, quando o colo do útero está mais aberto

Uso de hormônios (anticoncepcional):São pílulas,injeções e implantes que contém hormonios,tem eficácia de 98,9%

Laqueadura tubária:
É uma intervenção cirúrgica, onde as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando com que o óvulo e os espermatozóides se encontrem. É um método definitivo, ou seja, depois que a laqueadura é feita, é impossível engravidar novamente.


Vasectomia: É uma cirurgia feita na bolsa escrotal do homem, por onde passa o canal deferente. Esse canal é cortado, impedindo que os espermatozóides cheguem ao esperma. Isso não faz com que o homem fique impotente, nem prejudica a produção de testosterona pelos testículos. Esse método contraceptivo só é feito por recomendação médica, sendo requisitos ter no mínimo 25 anos ou dois filhos vivos, e ter passado por grupos educativos, pois é um processo irreversível.